terça-feira, 9 de março de 2010

Acerca de Mário Quintana


Este ano resolvi homenagear nos saraus os poetas que marcaram minha vida e se Fernando Pessoa é o poeta que mais admiro, Mário Quintana foi o que me ensinou a amar poesia.
Como digo sempre: "fui uma criança atrás de um livro"; desde os 10 anos se estava acordada sem afazeres domésticos ou escolares eu estava lendo. Mas gostava de prosa, queria ser conduzida em início, meio e fim. A poesia não seguia essa lógica, me deixava no ar e me incomodava, era etérea...os argumnentos dos professores de literatura não bastavam, gostava de José de Alencar, Machado de Assis, José lins do Rego, Graciliano Ramos, Aluisio Azevedo...

Aos 18 anos ganhei o livro: Antologia Poética de Mário Quintana e abriu-se uma porta cerrada, um novo mundo fez-se presente e nunca mais me abandonou. A primeira poesia que me tocou a alma ( provavelmente porque abordava o meu universo da leitura) , foi essa:

OS POEMAS

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro,
eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então,
essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles
já estava em ti...

Nenhum comentário: