terça-feira, 20 de abril de 2010

Pirenópolis, cidade antiga com novas descobertas









Brasília é uma ilha dentro de Goiás e frequentemente quando mergulhamos no oceano goiano deparamo-nos com cidades místicas, encantadas, cheias de cachoeiras.

Estive numa delas na Semana Santa última, juntamente com meus filhos e mais uma vez me emocionei com Pirenópolis. A cidade barroca se faz conhecer pelas famosas pedras Pirenópolis muito utilizada nestas bandas. Merece destaque as ladeirinhas de pedra onde lojas de artesanato alternam com bares e restaurantes num colorido divertido e numa hospitalidade convidativa.
No entanto a natureza que a envolve é que é a personagem principal do passeio, são cachoeiras e parques ecológicos imperdíveis e que ainda conservam um toque selvagem.

Como já visitei a cidade mais de 10 vezes as cachoeiras mais conhecidas constituem meu roteiro frequente, mas desta vez resolvemos fazer uma trilha nova e fomos conhecer as Cachoeiras dos Dragões (antigamente conhecida como Cachoeiras da Várzea do Lobo). Essas cachoeiras ficam dentro do Mosteiro Zen, um lugar tranquilo, numa trilha de 4,5km muito gostosa de caminhar e onde vislumbrei as cachoeiras mais bonitas que já conheci.

Acho que por andar com filhos - esses seres especiais que acreditam que os pais são feitos de materiais imperecíveis e indestrutíveis - desafiei minha lógica cartesiana de cuidado pessoal. Fiz trilhas difíceis, fiquei ensopada com banhos de chuvas e cachoeiras no mínimo por 10 horas por dia e no final até boia-cross eu fiz.
Resultado: sobrevivi, não adoeci e desconfio que fiquei mais jovem alguns anos...
Disso tudo fiz até um poetrix:

Como é bom deixar-se levar

Sem grades no próprio corpo
Sem medo do sereno passado
Com o olhar confiante do novo

Nenhum comentário: